top of page

Algumas dicas para os Pais

A procura pelo pediatra deve ser iniciada nos último meses de gestação. Assim os futuros pais podem ir tirando as sua primeiras dúvidas, e avaliando alguns itens primordiais para um bom relacionamento médico-paciente-pais: empatia, confiança, segurança, disponibilidade fora das consultas.

O  pediatra precisa ter boa vontade e paciência, disponibilidade e tempo para ensinar aos pais o exercício de seu novo papel: ser pai e ser mãe. E é isso que diferencia um pediatra que realmente exerce a profissão de forma plena, consultando a criança sem pressa e ficando disponível para  todas as dúvidas!

Amamentação

Recomenda-se o ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO até os 6 meses de idade. Além de ser a melhor e mais completa alimentação para um bebê, a amamentação possui benefícios para a mãe também, como o fortalecimento do vínculo entre ela e o seu filho, auxilia na perda de peso após o parto, e até na prevenção do câncer de mama e de ovário.

 

O Leite materno é a alimentação ideal para o bebê, pois possui  a quantidade de vitaminas, sais minerais, proteínas, gorduras, calorias ideais para o desenvolvimento inicial do organismo humano, já sendo comprovado que previne obesidade, diabetes e hipertensão arterial na vida adulta.

Possui benefícios imunológicos, pois contêm anticorpos que protegem as crianças contra várias infecções,e diminuem também o risco das doenças alérgicas.

 

Para uma boa e eficiente amamentação deve haver uma boa “pega” do seio materno pelo bebê, e, para isso, uma posição confortável e relaxada da mãe é necessária. O bebê deve estar com roupas adequadas, de preferência com braços e pernas livres, com corpo voltado p/ mãe e cabeça alinhada com o corpo. As mamas devem estar expostas e a mãe deve segurar a mama em forma de “C” (dedo polegar na parte superior e os outros 4 dedos na inferior), com cuidado para deixar a aréola livre e para não fazer forma de tesoura. A mãe deve estimular o bebê a pegar o seio, tocando o mamilo nos cantos do seu lábio inferior, ele por reflexo abre a boca e abaixa a língua, ao pegar a aréola ele acaba sugando reflexamente.

Para verificar a boa “pega”, observar se:

  • a aréola foi em grande parte ou, quase toda, abocanhada. Não deixar o bebê pegar só o mamilo, pois machuca o seio materno
  • O queixo está tocando o seio
  • a boca do bebê está bem aberta
  • o lábio inferior está voltado para fora

Só a mãe pode amamentar, mas é interessante que os pais também participem dos cuidados com o  bebê. No começo, qualquer tarefa pode parecer difícil, como dar banho, trocar fralda, segurar ou fazer o bebê adormecer, no entanto, rapidamente os pais se tornam hábeis e mais seguros.

Febre

A febre é uma das principais queixas nos  atendimento em Pronto Socorro de pediatria.

Importante enfatizar que a febre não é uma doença, e sim um sintoma que expressa uma defesa do organismo, e que  ocorre com TODAS as crianças do mundo.
 

As temperaturas mais elevadas estimulam nossas defesas,  que atuam de forma mais eficaz e diminuem a reprodução de vírus e bactérias. Portanto, ela é útil  indicando  que o nosso sistema imunológico está trabalhando.

Quando se preocupar?

Uma boa dica é observar como a criança fica no momento que está sem a febre. No momento da febre é normal que ocorra aumento da frequência cardíaca e respiratória, mudança da cor da pele, dores no corpo,  irritabilidade ou sonolência, portanto, esse não é o melhor momento para avaliar o estado geral da criança. O ideal é observar como a criança fica no período afebril.
Se a criança afebril mantém irritabilidade, sonolência, respiração ofegante, abatimento e gemência, deve-se procurar o pediatra imediatamente.

bottom of page